Nosso Blog

ESCO implanta solução para redução do custo da água na maior unidade Coca Cola do Brasil – Publicação ano 2004 – Jornal ESCONEWS

Por Adalberto Carvalho de Rezende

A Fábrica de Coca Cola de Jundiaí, quando do desenvolvimento dos trabalhos da ESCO, era a maior fábrica de Coca Cola do mundo. Hoje é a segunda maior. Ocupa uma área de 200.000,00m², às margens da rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno.

E a ESCO, ao proceder o diagnóstico de avaliação prévia, encontrou os mais modernos equipamentos instalados, dentro dos mais atuais conceitos de racionalização de uso e eficiência dos insumos e produção.

Sob o modelo de Contrato de Performance, com aporte integral de tecnologia e capital pela ESCO, foi realizado o levantamento de dados, medições, elaboração e apresentação de diagnóstico técnico-econômico-energético e estudos de engenharia para a implantação de medidas de racionalização e redução de custos e consumo de água na Unidade Industrial de Jundiaí. As atividades desenvolvidas foram : Levantamento de dados, estudos técnicos, estudos hidro-geológicos, foto interpretação, análise técnica, consultoria técnica, elaboração de orçamentos, especificações técnicas, estudos de viabilidade técnico-econômica, engenharia financeira, mensurações técnicas e estruturação de projetos objetivando a redução dos custos de água/esgoto e demais energéticos, execução de obras e instalações para a prospecção de águas subterrâneas profundas.

Os trabalhos foram desenvolvidos dentro dos prazos pactuados e atendendo às exigências técnicas e da produção.

José Luiz Ribas Tortelli

Diretor de Procurement

Adalberto Carvalho de Rezende

Adalberto Carvalho de Rezende

Engenheiro. Sócio Diretor da ESCO Energy Saving Company e da ACR Soluções Racionais. Especialista em provimento de soluções para economia de insumos tais como energia, água, vapor, refrigeração, resíduos. Disponibiliza soluções em modelo de contrato de performance. Pesquisador na área de energia alternativa, em especial hidrogênio (célula combustível). Desenvolve programas de redução de perdas técnicas e comerciais, combate à fraude e redução da inadimplência aplicável às concessionárias distribuidoras de energia elétrica e também concessionárias de água/esgoto. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, na Escola de Engenharia e Escola de Arquitetura e Urbanismo.