Nosso Blog

Case de sucesso: SAMARCO Mineração

Por Adalberto Carvalho de Rezende

SAMARCO MINERAÇÃO S.A. é uma empresa de lavra, beneficiamento, pelotização e exportação de minério de ferro, sendo uma das maiores exportadoras de pelotas de minério de ferro no mercado transoceânico, comercializando 100% de seus produtos para mais de 15 países na Europa, Ásia, África/Oriente Médio e Américas.

Com sede em Belo Horizonte (MG), a SAMARCO mantém unidades industriais em Minas Gerais, nos municípios de Mariana e Ouro Preto, onde se localiza a Unidade de Germano, de mineração e beneficiamento e no Espírito Santo, no município de Anchieta, onde está a Unidade de Ponta Ubu, que compreende a pelotização e o porto. O transporte do concentrado de minério de ferro entre Germano e Ponta Ubu é feito por um mineroduto de 396 km de extensão.

O processo produtivo da SAMARCO se inicia nas Minas de Alegria da Unidade de Germano onde o minério é lavrado e beneficiado para que a granulometria e composição química seja ajustada, constituindo o concentrado final. O concentrado é, então, transportado pelo Mineroduto, de 396 km, até a Unidade de Ponta Ubu, em Anchieta, no Espírito Santo.

Nessa unidade, o concentrado passa pelas Usinas de Pelotização para a produção dos diferentes tipos de pelota SAMARCO, que são embarcadas, em Porto próprio, para clientes do mundo todo.

No programa de uso racional e eficiente da água e energia, a ESCO aportou tecnologia e capital, em modelo de contrato de performance para diagnóstico e implantação de melhorias nos sistemas de produção em Germano. O diagnóstico técnico-econômico-energético permitiu identificar agregações de melhorias nos sistemas, objetivando reduzir o consumo específico de energia elétrica (kWh/m³) através de melhorias de performance das instalações e de redução de perdas de cargas nas tubulações através de redução da sua rugosidade interna, melhorando o coeficiente de Hazen Williams, de forma a diminuir o consumo energético dos sistemas de bombeamento.

Destaca-se que um dos grandes desafios da ESCO foi assumir que as obras de implantação das melhorias tais como instalação de “intakes” nas tubulações, válvulas e medidores, fossem integralmente implementadas num período de apenas 10 horas, correspondente a uma parada programada de operação da unidade. O desafio foi vencido, com suporte de planejamento pautado por um cronograma de execução por minuto.

Adalberto Carvalho de Rezende

Adalberto Carvalho de Rezende

Engenheiro. Sócio Diretor da ESCO Energy Saving Company e da ACR Soluções Racionais. Especialista em provimento de soluções para economia de insumos tais como energia, água, vapor, refrigeração, resíduos. Disponibiliza soluções em modelo de contrato de performance. Pesquisador na área de energia alternativa, em especial hidrogênio (célula combustível). Desenvolve programas de redução de perdas técnicas e comerciais, combate à fraude e redução da inadimplência aplicável às concessionárias distribuidoras de energia elétrica e também concessionárias de água/esgoto. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, na Escola de Engenharia e Escola de Arquitetura e Urbanismo.