Nosso Blog

Publicação ano 2004 - Jornal ESCO News

CASE: Tear Têxtil – Uso racional e inteligente de água e energia

Por Adalberto Carvalho de Rezende

O parque industrial da Tear Têxtil Indústria e Comércio Ltda ocupa uma área de 240.000 m² na Cidade Industrial, em Contagem – MG. Nos seus 80.000 m² de galpões estão instalados os setores de fiação fina e grossa, tecelagem, acabamento, controle de qualidade e expedição, depósitos e administração e refeitórios. Seus produtos atendem a todo o território nacional e países do Mercosul e México, apresentando considerável crescimento dentro do mercado da moda, conseguindo boa aceitação de seu leque de artigos.

A ESCO implantou programa de uso racional e eficiente de água e energia, em modelo de contrato de performance, aportando tecnologia e capital para o desenvolvimento do diagnóstico da infraestrutura e para a implantação das melhorias, equipamentos e obras. Destacam-se os seguintes projetos:

ESCO:

  • Prospecção, produção e pré-tratamento de água:
  • Modernização dos reservatórios de água objetivando redução de perdas e não proliferação de algas;
  • Automação dos sistemas de água dos banheiros;
  • Readequação tarifária;
  • Análise de tempos e movimentos para a determinação de melhorias de procedimentos operacionais e redução dos tempos de produção e de estoques intermediários de produtos semi- acabados;
  • Implantação de mecanismos de comunicação, adesivos e cartazes alusivos ao programa;
  • Análise de oportunidade de recirculação da água industrial e tratamento dos efluentes.

Em razão do sucesso das medidas implementadas pela ESCO, a Tear Têxtil resolveu manter um contrato permanente de monitoramento e acompanhamento de novas tecnologias disponíveis, possíveis de serem adotadas pela ESCO, para a redução de seus custos de produção.

OPINIÃO DO CLIENTE

A Tear Têxtil é uma empresa que representa a continuidade da experiência da indústria têxtil mineira, da excelência dos processos produtivos e da tradição dos tecidos aqui produzidos. Uma das formas de perpetuar e ampliar a capacidade de competir da empresa é através da modernização para a redução dos custos de produção.

Neste sentido é que em agosto de 2002, buscando soluções para melhorar o desempenho e resultados da empresa, atuando na redução de importantes componentes do custo, tais como água e energia, aceitamos o desafio de desenvolver uma pioneira parceria através de um contrato de performance com a ESCO. O objetivo era de pesquisar oportunidades de agregar melhorias que trouxessem economias no uso dos insumos. Os projetos identificados pela ESCO e aprovados pela empresa, seriam então implementados pela ESCO.

Os resultados do projeto, foram um pleno sucesso. Ao longo dos trabalhos, surgiu também a oportunidade de avaliar os procedimentos operacionais de produção, cuja colaboração da análise da equipe da ESCO foi decisiva para o estabelecimentos de novas rotinas, que adicionalmente trouxeram benefícios, já que permitiram reduzir os tempos e movimentos de produção e minimizar os volumes de estoques intermediários.

A ESCO investiu na infraestrutura da Tear Têxtil , gerou economia de água/esgoto e de processos, compartilhando das mesmas por um período determinado. Após este período, repassou todas as benfeitorias para os ativos da empresa, que se beneficiaram integralmente das economias resultantes.

Manifestamos a nossa satisfação e profissionalismo na relação de parceria estabelecida entre nossa empresa e a ESCO, materializando o verdadeiro conceito da relação ganha-ganha.

Diretores José Eugenio da Fonseca e José Canuto de Oliveira


Adalberto Carvalho de Rezende

Adalberto Carvalho de Rezende

Engenheiro. Sócio Diretor da ESCO Energy Saving Company e da ACR Soluções Racionais. Especialista em provimento de soluções para economia de insumos tais como energia, água, vapor, refrigeração, resíduos. Disponibiliza soluções em modelo de contrato de performance. Pesquisador na área de energia alternativa, em especial hidrogênio (célula combustível). Desenvolve programas de redução de perdas técnicas e comerciais, combate à fraude e redução da inadimplência aplicável às concessionárias distribuidoras de energia elétrica e também concessionárias de água/esgoto. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, na Escola de Engenharia e Escola de Arquitetura e Urbanismo.