Nosso Blog

Publicação ano 2012 – Revista Brasil Econômico

ESCO busca soluções ambientais na “prateleira do mundo”

Por Adalberto Carvalho de Rezende

Empresa oferece proposta inovadora em que sua remuneração é baseada na redução de custos

Entre a vontade de trabalhar com ações que reduzam o uso de água e energia e meios para operacionalizar esse objetivo podem existir alguns gargalos, como altos custos e falta de equipamentos com a tecnologia apropriada. O engenheiro Adalberto Carvalho de Rezende, diretor da ESCO Água e Energia, conta que a empresa chega ao mercado para tentar sanar esse problema, fazendo com aquelas duas vertentes se unam beneficiando o meio ambiente. “Oferecemos às indústrias soluções personalizadas com tecnologia e equipamentos de diversas procedências para implantar melhorias na infraestrutura, objetivando a redução de consumo e custo de água e energia, em modelo de contrato de performance”, explica. Segundo Rezende, nesse modelo de contrato, o cliente não precisa desembolsar nenhum capital, seja para fazer um relatório das condições da empresa, apontando onde devem ser aplicadas as melhorias, como também para implementar as modernizações na infraestrutura. “O pagamento que a empresa terá de fazer à ESCO virá de um percentual sobre a economia desses insumos no processo produtivo”, diz Rezende. Ele lembra que grandes companhias como Teksid, em Betim (MG); Coca Cola, em Jundiaí (SP) e Belo Horizonte (MG) e até mesmo um grande clube de Minas Gerais, como o Minas Tênis Clube, são exemplos de sucesso por utilizarem os serviços da ESCO. “Para a fabricante de refrigerantes, por exemplo, nossas soluções contribuíram para a redução do consumo específico de água – de 4 litros de água por litro de refrigerante, para 2,3 litros”, diz. Contudo, o executivo destaca ainda que após a implementação da ação, a ESCO assume a manutenção dos equipamentos instalados, por todo o período do contrato. “Isso é importante para que seja mantida a eficácia da operação. A nossa especialidade é buscar tecnologia na prateleira do mundo para otimizar os processos produtivos da indústria nacional”, finaliza.

PISCINAS AQUECIDAS COM MENOR CONSUMO DE ENERGIA
O presidente do Minas Tênis Clube à época da implantação do projeto, Sérgio Bruno Zech Coelho, conta que utilizou os serviços da ESCO e conseguiu reduzir em grande escala o uso de energia para aquecimento das piscinas. “Isso aconteceu há mais de 10 anos e até hoje sentimos os efeitos positivos”, conta. Além disso, Coelho detalha que não teve que fazer nenhum tipo de investimento, tudo foi por conta da ESCO.

Adalberto Carvalho de Rezende

Adalberto Carvalho de Rezende

Engenheiro. Sócio Diretor da ESCO Energy Saving Company e da ACR Soluções Racionais. Especialista em provimento de soluções para economia de insumos tais como energia, água, vapor, refrigeração, resíduos. Disponibiliza soluções em modelo de contrato de performance. Pesquisador na área de energia alternativa, em especial hidrogênio (célula combustível). Desenvolve programas de redução de perdas técnicas e comerciais, combate à fraude e redução da inadimplência aplicável às concessionárias distribuidoras de energia elétrica e também concessionárias de água/esgoto. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, na Escola de Engenharia e Escola de Arquitetura e Urbanismo.